Não sei se essa proposta é por causa da bendita "imagem construída" de que o baiano é um povo festeiro ou se é uma proposta que vai beneficiar a Porto Seguro com todo o foco e repercussão que isso irá causar com a transferência da Capital Federal à cidade baiana ou se é pura e simplesmente simbologia e história.
O certo é que muita gente irá ganhar, financeiramente se a Câmara dos Deputados e todos mais aprovarem o Projeto de Lei 1554/11, do deputado Jânio Natal (PRP-BA), que prevê que a sede do governo federal será transferida, apenas no dia 22 de abril, para a cidade de Porto Seguro, na Bahia e que tem como objetivo simbolólico, a homenagem a cidade onde “aportaram as naus portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral”.
O dia 22 de abril é atualmente, uma data comemorativa que marca o Dia do Descobrimento do Brasil, aliás um descobrimento que nunca existiu pois a coroa portuguesa já sabia da existência das nossas terras bem antes dessa bendita data, fato que pode ser explicado, simplesmente com a exigência da Coroa Portuguesa na ampliação dos limites do Tratado de Tordesilhas (Aquele que "Deus" dividiu o mundo para Portugal e Espanha). Sendo assim, este dia está muito mais para Dia da Posse, do que para Descobrimento ou Achamento, ou outro conceito qualquer que queiram dar. Vale ressaltar somente, que esse tipo de história ultrapassada e elitista deveria ser revisado urgentemente pelos nossos deputados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmwJS-ek6tp38apZUdF-gnnLA4dz_ZVolaM9wg8iBE5TGb8NOoYToURlUx4tZtbQ4rKKfy0simlHj4AlHICIxkAztzYD5Q0sGkelWrGwpzxM9Ds6s-gLD1J_7JJaMGmZ6ckDgwLbtgg44/s1600-rw/brasil+col%25C3%25B4nia.jpg)
Comemorar o Dia do Descobrimento pra quê? Porque não comemorar o Dois de Julho, fazer com que este chegue aos livros escolares da maneira correta, elevar o brio dos nordestinos, povo sofrido e lutador na história nacional. Será que os deputados baianos conseguem fazer essa proeza?
Acredito que não. Pois se for para festejar, o baiano tem classe e para isso tudo é possível (Dinheiro para fazer festa tem, o que não é dinheiro para Saúde e Educação), mas se for para mostrar a realidade histórica, o baiano é preguiçoso e descarado. Fica difícil até a aprovação de qualquer projeto desse tipo, pois os historiadores sulista iam bater de frente e tentar derrubar tudo o que os nordestinos desejam, que é modificar quase tudo o que é ensinado na História Nacional, ou melhor, na História Sulista do Brasil.
Fonte: Blog do Zevaldo Sousa (www.zevaldoemaragogipe.com)
A cópia total ou parcial é permitida mediante citação com link
Comentários
Postar um comentário