Carteira de Benedito Lopes |
Benedito Lopes nasceu em Maragojipe, no ano de 1911, foi um menino como tantos outros, porém teve uma infância e adolescência muito difícil, pois logo cedo perdera seu pai. Devido sua responsabilidade pela familia ser grande, abandona os estudos e se torna-se alfaiate, na tenda de Paizinho. Os modelos de paletó, costurados pelo Benedito, eram tão perfeitos que ficavam expostos à visitação pública, num manequim, na porta da própria tenda.
Foi nesse mesmo espaço, nas suas conversas com colegas socialistas, que o Benedito começou a se interessar por política, passando, junto com Plinio Guedes a ser simpatizante do Partido Comunista. Nessa época ele teve que se refugiar no Guaí diversas vezes para se livrar das perseguições da Ditadura Militar.
O tempo passou e ele tornou-se funcionário público, na função de Vigilante Sanitário, mas por vocação, ele gostava mesmo era de ser emfermeiro. No posto de saúde, aplicava injeções, aferia pressões e fazia curativos, procedimentos que continuou fazendo na cidade gratuitamente, mesmo aposentado, a domicílio de casa em casa, até os úlimos dias de sua vida. Era um autodidata das letras, escrevia poemas, sonetos, fazia charadas e as trocava com Antídio Carvalho, Dr. Ronaldo Souza e outros.
Na política, a sua principal vocação, foi parceiro e amigo de vários políticos, como: Plinio Guedes, Bartolomeu Teixeira, Domingos Melo, Arivaldo Vieira e tantos outros. Foi o vereador que mais exerceu mandatos em Maragojipe, um total de 60 anos de vida pública. Por diversas vezes foi presidente da Câmara e secretário da mesa, em quase todas as legislaturas. Era cognominado "O BAMBA" e já tinha cadeira cativa na legislativo maragojipano. No entender de muitos, foi um legendário, uma lenda viva no meio de políticos maragojipanos.
Em outubro de 2003, depois de ter lutado pela sua vida durante muitos dias, partiu para perto de Deus, deixando uma familia grande, entre filhos, netos e bisnetos. Benedito Lopes entra para os anais da história politica de Maragojipe, como um dos politicos mais éticos, firme em suas decisões, uma pessoa de caráter e personalidade forte. É exemplo para as gerações que os sucederão.
Sem sombra de duvidas, Maragojipe reverencia e revenciará Benedito Lopes, o eterno "O BAMBA"
Fonte: Augusto Lopes
Comentários
Postar um comentário