O prefeito municipal de Maragogipe Silvio Ataliba pediu para os vereadores no dia 8 de maio de 2011 que promulgassem um lei tornando o dia 29 de junho, feriado municipal. O vereador Eustílio de Carvalho Neto fez a lei seguinte:
Art. 1 - Fica instituído feriado o dia 29 de junho tendo como motivo principal a data em que a Câmara de Vereadores aderiu a pedido de Cachoeira à atender ao pedido vindo do Rio de Janeiro para aclamar Dom Pedro de Alcântara, príncipe regente do Brasil, consolidando assim, um marco da independência do Brasil e posteriormente da Bahia.
Art. 2 - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. Revoga-se as disposições em contrário. Veja o vídeo.
Acontece que, segundo dados encontrados no dia 25 deste mês, quando fui fazer minha pesquisa sobre a Guerra de Independência, li o seguinte trecho:
"ADESÃO DAS VILAS
A 26 de junho reuniu-se a Câmara da vila de Maragogipe e decidiu: "No Reino do Brazil deve residir hum único Centro de Poder Executivo na Pessoa do Príncipe Real". No dia 29 chegou a Cachoeira uma delegação das vilas de São Francisco do Conde e de Santo Amaro [...] aclamaram o príncipe dom Pedro como Regente Constitucional do Brasil"
(in: História da Bahia, pág, 237 e 238, Luis Henrique Dias Tavares)
Para quem não sabe, atualmente, o livro História da Bahia é a base de todo historiador que deseja escrever sobre a História da Bahia. Sendo assim, é um erro histórico, definir o dia 29 de junho como feriado municipal. Volto sempre a dizer que não se pode fazer uma lei sem a devida avaliação por parte de um profissional competente e os outros vereadores que aprovam as leis que não fizeram devem exigir tal comprovação.
Chega de erros em Maragogipe, nós precisamos começar acertar.Fonte: Blog do Zevaldo Sousa (www.zevaldoemaragogipe.com)
A cópia total ou parcial é permitida mediante citação com link
Comentários
Postar um comentário