No dia 20 de maio, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou missa que instituiu a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória no distrito de São Roque do Paraguaçu. Este episódio é um fato marcante que entra para a história do distrito.
Durante a missa, o padre Reginaldo Almeida (pároco de Maragogipe) fez a leitura do Decreto que instituiu a paróquia. O padre Dvanildo Ribeiro foi nomeado como pároco distrital e teve suas atribuições determinadas dentro da celebração eucarística, dentre elas: supervisionar as competências da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória e zelar pelo bem estar da comunidade local.
O pároco Dvanildo Ribeiro recebeu o livro sagrado dos Evangelhos das mãos do Arcebispo Dom Murilo Krieger que disse no momento "uma paróquia nasce da palavra de Deus". Em seguida, o novo pároco foi interrogado e recebeu a chave do templo como símbolo da Igreja Viva que deverá edificar; a chave do sacrário que simboliza a fonte da vida pastoral e de toda a Paróquia; o Santo Óleo e a Estola Sacerdotal.
Em seu discurso, Dvanildo falou sobre a implantação da paróquia: "O processo de criação foi iniciado como São Roque sendo o padroeiro, mas a paróquia tinha que ser mariana num ano mariano". Nossa Senhora da Vitória foi a primeira padroeira do distrito de São Roque do Paraguaçu. O pároco ainda agradeceu à Paróquia de São Bartolomeu pelo tempo de seminarista e padre e aos padres Reginaldo Almeida e Mateus Leal pelo apoio.
Marcaram presença no ato litúrgico, Dom Hélio Pereira dos Santos (bispo do Recôncavo), padre Mateus de Lima Leal (Maragogipe), padre Jerônimo Silva (Feira de Santana) e a prefeita de Maragogipe Vera Lúcia Maria dos Santos.
Fonte: Ascom/ Maragogipe
Comentários
Postar um comentário