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A problemática da estrutura da Educação Brasileira


Sei que a maioria das pessoas devem estar se perguntando. Porque ficar discutindo educação, não vai adiantar nada. E por este motivo, poucos são aqueles que estão lendo estes artigos. Então, para quê me desejar felicidades por este dia? Para quê desejar felicidades para o professor? Sinta-se a vontade para continuar vendo às desgraças alheias e continuem com os três efes de suas vidas. Festa, Fuxico e Foguetes.

Agora, para aqueles que reconhecem o trabalho do professor e gostam de uma discussão sobre o assunto, que fique ciente que estes são artigos de abertura, mas não de fim. Como já disse, não sou nenhum especialista, mas trago minha experiência e a de muitos autores que li e continuo lendo para o atual contexto.

Sendo assim, a pergunta para esta problemática seria: Qual é o modelo estrutural de escola ideal?

Se olharmos bem às nossas escolas elas parecem, literalmente, como prisões. Michel Foucault, já havia estudados os males que este tipo de arquitetura causa ao indivíduo. Para ele, este tipo de arquitetura é uma arquitetura de esquadrinhamento, da observação, da disciplina, do controle, cujo único objetivo e controlar os indivíduos criando seres dóceis e serviçais ao mercado de trabalho. Todavia, como estamos tratando de seres humanos, e como gosto de citar que em ciências humanas, nada é total. Muitos jovens acabam com um sentimento de repulsa à este sistema.

O aluno da escola pública vive numa prisão, não pode sair pois o porteiro não deixa, se chega atrasado não entra na escola, e não interessa qual o motivo, este é o verdadeiro treinamento capitalista do indivíduo para a vida e àqueles que não se adequam terão ou irão ver outro tipo de estrutura prisional, e neste caso, estou a falar dos verdadeiros sistemas de "exclusão" do indivíduo da sociedade. 

O que este sistema prisional acarreta na vida do estudante?
Além dos outros fatores citados anteriormente, a estrutura escolar afeta na falta de comprometimento nos estudos, na desmotivação, na falta de interesse do aluno. As aulas tornam-se monótonas e chatas. Falta a escola pública uma estrutura material para que o aluno goste de estudar, como áreas verdes, quadras, equipamentos, salas de estudo, salas de teatro, salas de vídeo, salas de ginástica, biblioteca, materiais para uso em sala de aula, etc. Um ambiente agradável com uma estrutura impecável é imprescindível para que o aluno aprenda.

Mas quando teremos isso? Quando aprendermos a cobrar.


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