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Plano de Curso de História - 3º ano do Ensino Médio - 2012


Plano de Curso

O atual plano de Curso serve de exemplo para os professores que desejam um modelo. Este plano, está dividido em 3 unidades, mas pode ser adaptado para 4 unidades. Os motivos desta divisão em três unidades está expresso na Regimento Escolar da Instituição de Ensino a qual pertenço.

Série: terceiro ano do ensino médio
Disciplina: História
Carga Horária: 80 horas
Professor: Zevaldo Luiz Rodrigues de Sousa
Ano de competência: 2012

    I.    Apresentação:
Ter uma visão holística da sociedade é se habilitar para o conhecimento, e é por esse motivo, que o estudo de história no terceiro ano do ensino médio, não deve se limitar apenas aos conteúdos de história contemporânea.
Este programa visa revisar os conteúdos da história antiga, medieval e moderna, além de trazer discussões historiográficas, introduzindo os alunos nos estudos históricos de maneira atraente e instigante.

  II.    Objetivos:

  • Desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
  • Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
  • Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
  • Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
  • Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.
  • Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com vários grupos sociais.
  • Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, geradas por mudanças na ordem econômica.
  • Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
  • Articular conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
  • Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

Tema norteador:Sustentabilidade e Cidadania
Tema transversal:Ética e Política.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas
  • Representação e comunicação:
    • Entender a importância das técnicas contemporâneas de comunicação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho em equipe, com a utilização das novas tecnologias
  • Investigação e compreensão:
    • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e seus múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
  • Contextualização sócio-cultural:
    • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

III.    Conteúdo Programático:

I UNIDADE
  • Introdução aos Estudos Históricos
  • Historiografia
  • Revisão dos conteúdos de História:
    • Antiga (Grécia e Roma – 2 aulas)
    • Medieval (2 aulas)
    • Da América (2 aulas)
    • Da Africa (2 aulas)
    • Moderna (2 aulas)
      • Revolução Francesa e Inglesa (2 aulas)
      • Colonização da América Portuguesa e Espanhola(2 aulas)
      • Revolução Industrial e sociedade moderna (2 aulas)
      • Américas independentes (2 aulas)
      • Novas tecnologias (2 aulas)

II UNIDADE
  • Revoluções e Guerras
    • Brasil: a Primeira República
    • A Primeira Guerra Mundial e o declínio da Europa
    • Da Revolução Russa ao Stalinismo
    • Crises do entreguerras
    • Democracia em xeque: O fascismo e o nazismo
    • A Segunda Guerra Mundial
    • Brasil: A República nacional-estatista
  • Guerras frias, guerras quentes
    • Construindo rivalidades: o mundo do pós-guerra (I)
    • Construindo rivalidades: o mundo do pós-guerra (II)

III UNIDADE
  • Guerra frias, guerras quentes (Continuação)
    • O Terceiro Mundo: África e Ásia
    • O Terceiro Mundo: América Latina
    • O Brasil e a República democrática
    • Brasil: a República dos generais
  • Rumo ao novo milênio
    • Tempos de crise
    • O Brasil da democracia
    • O colapso do comunismo
    • O novo século

PROJETO – HISTÓRIA E MEMÓRIA – MARAGOGIPE (Em anexo)
(Sábados – Obrigatório para ensino médio e facultativo para o ensino fundamental)
  • Criação de um laboratório de História e Memória;
  • Coleta de entrevistas, fotografias, depoimentos, vídeos, documentos históricos;
  • Debates e Excursões;
  • Produção de Material (Artigos, Textos, Jornais, e um Blog do Laboratório de História do CESF)

IV.    Metodologia:

  • Aula expositiva;
  • Debates;
  • Projetos de História;
  • Visitas técnicas a Prédios Históricos;
  • Problematização de questões sociais, políticas, econômicas e culturais (local; estadual e nacional);
  • Leitura e compreensão de textos;
  • Leitura de imagens;
  • Investigação de documentos;

   V.    Recursos didáticos:

  • Livros;
  • Textos apostilados, jornais, revistas;
  • Sala de vídeo;
  • Laboratório de informática;
  • Cartolina, papel madeira, fita adesiva, grampos, câmara filmadora e fotográfica, pen-drive, CD ou DVD, pincel atômico, mapas políticos, mini-system, transparências, folha de isopor, papel ofício, quadro para exposição de fotografias.

VI.    Avaliação:
Testes, Prova, Dissertações, Resenhas, Projetos e Exercícios complementares (Orais ou escritos).
Obs.: A avaliação qualitativa servirá apenas para complementar a nota de acordo com o rendimento do aluno em sala de aula. Essa nota terá pontuação de 0(zero) a 1(um) e será acrescentada na média da unidade.

VII.    Bibliografia Básica:

  • VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História – Volume Único (Ensino Médio). Editora Saraiva, Livreiros Editores, São Paulo, 2010.

VIII.    Bibliografia Complementar:

  • ARRUDA, José Jobson de A. Arruda e PILETTI, Nelson. Toda a história, história geral e história do Brasil. Volume único, Editora Atica, São Paulo. 2004
  • CATELLI JUNIOR, Roberto. História: texto e contexto: Ensino Médio, volume único/ Roberto Catelli Junior; com a colaboração de Maria Soledad Más Gandini, Renata Lima Aspis. – São Paulo: Scipione, 2006.
  • CHAUÍ, Marilena. “Convite à Filosofia” Editora Ática, São Paulo, 2003
  • COLEÇÃO GRANDES IMPÉRIOS. “Impérios da Antiguidade” Vol. 3 - Editora Abril, 25 de outubro de 2004.
  • COLEÇÃO GRANDES IMPÉRIOS. “Impérios Modernos” Vol. 3 - Editora Abril, 24 de novembro de 2004.
  • COLEÇÃO GRANDES IMPÉRIOS. “Impérios Pré-Colombianos” Vol. 2 - Editora Abril, 10 de novembro 2004.
  • FERREIRA, João Paulo Hidalgo. “Nova história integrada”: ensino médio: volume único: manual do professor / João Paulo Hidalgo Ferreira, Luiz Estavam de Oliveira Fernandes. – Campinas, SP: Companhia da Escola, 2005.
  • MELLO, Leonel Itaussu Almeida, 1945 – “História moderna e contemporânea”/ Leonel Itaussu A. Mello, Luís César Amad Costa. – São Paulo: Scipione, 1999.
  • VICENTINO, Cláudio. “História geral: ensino médio”/ Claúdio Vicentino. – São Paulo: Scipione, 2006.
  • VICENTINO, Cláudio. “História para o ensino médio: história geral e do Brasil” / Cláudio Vicentino, Gianpaolo Dorigo; ilustrações Cassiano Roda – São Paulo: Scipione, 2005. – (série Parâmetros)

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