O atual plano de Curso serve de exemplo para os professores que desejam um modelo. Este plano, está dividido em 3 unidades, mas pode ser adaptado para 4 unidades. Os motivos desta divisão em três unidades está expresso na Regimento Escolar da Instituição de Ensino a qual pertenço.
Série: segundo ano do ensino médio
Disciplina: História
Carga Horária: 80 horas
Professor: Zevaldo Luiz Rodrigues de Sousa
Ano de competência: 2012
I. Apresentação:
O conhecimento histórico é contínuo, e é através dele que podemos rever nossos conceitos e construir novas visões de mundo. O segundo ano do ensino médio serve para que o aluno comece a expor suas reflexões obtidas no primeiro ano de estudo de forma clara e construtiva, observando as ferramentas disponíveis para que sua interpretação esteja fundamentada.
Neste momento, além de revisarmos os conteúdos da história européia, africana e americana, adentraremos com muito mais afinidade no mundo que estava se formando após o descobrimento da América; com revoluções surgindo tanto sociais, quanto econômicas e intelectuais. Que prepararam o mundo para as grandes guerras.
II. Objetivos:
- Desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
- Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
- Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
- Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
- Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.
- Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com vários grupos sociais.
- Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, geradas por mudanças na ordem econômica.
- Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
- Articular conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
- Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
Tema norteador:Sustentabilidade e Cidadania
Tema transversal:Economia e Tecnologias
Competências e habilidades a serem desenvolvidas
- Representação e comunicação:
- Entender a importância das técnicas contemporâneas de comunicação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho em equipe, com a utilização das novas tecnologias
- Investigação e compreensão:
- Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e seus múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
- Contextualização sócio-cultural:
- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
III. Conteúdo Programático:
I UNIDADE
- Conceitos de História (Tempo, espaço, cultural, antropologia)
- O que é história?
- Ferramentas do historiador
- A interdisciplinaridade a favor do conteúdo histórico
- Povos da Antiguidade:
- Impérios orientais e ocidentais
- A cristandade medieval em conflito com o islã
- A formação do mundo medieval
- Nascimento e expansão do Islã
- O nascimento do mundo moderno
- O encontro de mundos
- As várias Áfricas
- Impérios Americanos
- Renascimento, Reformas e Absolutismo
- Sociedades colônias na era do mercantilismo
- Impérios e sociedades coloniais
- A colonização na América portuguesa
- A América portuguesa em expansão
- A África nos tempos do tráfico atlântico
- Guerra e paz na época moderna
- Tempo de guerras
- Tradição e mudança na vida cotidiana
- Inglaterra revolucionária
II UNIDADE
- O Colapso do Absolutismo e do Sistema Mercantilista
- O Século das Luzes
- A França Revolucionária
- Revoluções nas Américas
- O império luso-brasileiro no século XVIII
- O Brasil transforma-se em um império
- No tempo da indústria
- O capitalismo em marcha: A Revolução Industrial
- Industrializar, Progredir, Transformar
- A construção do império: a tentação absolutista
- A Europa na era dos nacionalismos
- Os trabalhadores vão à luta
III UNIDADE
- Américas independentes
- Regências e revoltas no Brasil
- As repúblicas das Américas
- O Brasil na crise da escravidão
- O Brasil do Império à República
- A expansão do mundo burguês
- O imperialismo ataca o mundo
- Modernização e novas tecnologias
- Entre o romantismo e a Belle Époque
PROJETO – HISTÓRIA E MEMÓRIA – MARAGOGIPE (Em anexo)
(Sábados – Obrigatório para ensino médio e Facultativo para ensino fundamental)
- Criação de um laboratório de História e Memória;
- Coleta de entrevistas, fotografias, depoimentos, vídeos, documentos históricos;
- Debates e Excursões;
- Produção de Material (Artigos, Textos, Jornais, e um Blog do Laboratório de História do CESF)
IV. Metodologia:
- Aula expositiva;
- Debates;
- Projetos de História Oral e Local;
- Visitas técnicas a Prédios Históricos;
- Problematização de questões sociais, políticas, econômicas e culturais (local; estadual e nacional);
- Leitura e compreensão de textos;
- Leitura de imagens;
- Investigação de documentos;
V. Recursos didáticos:
- Livros;
- Textos apostilados, jornais, revistas;
- Sala de vídeo;
- Laboratório de informática;
- Cartolina, papel madeira, fita adesiva, grampos, câmara filmadora e fotográfica, pen-drive, CD ou DVD, pincel atômico, mapas políticos, mini-system, transparências, folha de isopor, papel ofício, quadro para exposição de fotografias.
VI. Avaliação:
Testes, Prova, Dissertações, Resenhas, Projetos e Exercícios complementares (Orais ou escritos).
Obs.: A avaliação qualitativa servirá apenas para complementar a nota de acordo com o rendimento do aluno em sala de aula. Essa nota terá pontuação de 0(zero) a 1(um) e será acrescentada na média da unidade.
VII. Bibliografia Básica:
- VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História – Volume Único (Ensino Médio). Editora Saraiva, Livreiros Editores, São Paulo, 2010.
VIII. Bibliografia Complementar:
- ARRUDA, José Jobson de A. Arruda e PILETTI, Nelson. Toda a história, história geral e história do Brasil. Volume único, Editora Atica, São Paulo. 2004
- CATELLI JUNIOR, Roberto. História: texto e contexto: Ensino Médio, volume único/ Roberto Catelli Junior; com a colaboração de Maria Soledad Más Gandini, Renata Lima Aspis. – São Paulo: Scipione, 2006.
- CHAUÍ, Marilena. “Convite à Filosofia” Editora Ática, São Paulo, 2003
- COLEÇÃO GRANDES IMPÉRIOS. “Impérios da Antiguidade” Vol. 3 - Editora Abril, 25 de outubro de 2004.
- COLEÇÃO GRANDES IMPÉRIOS. “Impérios Modernos” Vol. 3 - Editora Abril, 24 de novembro de 2004.
- COLEÇÃO GRANDES IMPÉRIOS. “Impérios Pré-Colombianos” Vol. 2 - Editora Abril, 10 de novembro 2004.
- FERREIRA, João Paulo Hidalgo. “Nova história integrada”: ensino médio: volume único: manual do professor / João Paulo Hidalgo Ferreira, Luiz Estavam de Oliveira Fernandes. – Campinas, SP: Companhia da Escola, 2005.
- MELLO, Leonel Itaussu Almeida, 1945 – “História moderna e contemporânea”/ Leonel Itaussu A. Mello, Luís César Amad Costa. – São Paulo: Scipione, 1999.
- VICENTINO, Cláudio. “História geral: ensino médio”/ Claúdio Vicentino. – São Paulo: Scipione, 2006.
- VICENTINO, Cláudio. “História para o ensino médio: história geral e do Brasil” / Cláudio Vicentino, Gianpaolo Dorigo; ilustrações Cassiano Roda – São Paulo: Scipione, 2005. – (série Parâmetros)
Comentários
Postar um comentário