Se você quer aproveitar bem suas férias, dando uma variada nos estudos. Uma ótima idéia será ver alguns excelentes filmes que retratam bem a história e são ótimos para você pensar sobre questões do seu interesse, se você gostar de História, ou se você apenas está estudando para o vestibular, serve também para aprimorar seus conhecimentos.
O Filme "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil" é uma ótima pedida, ele retrata a chega da família real portuguesa à colônia brasileira. É um longa-metragem histórico e satírico que foi lançado em 1995. É dirigido por Carla Camurati e uma boa opção para entender o período colonial brasileiro.
Já o filme "A Lista de Schindler" é baseado no livro homônimo de Thomas Keneally que relata a história de Oskar Schindler, um Tcheco que salvou a vida de milhares de judeus poloneses durante o holocausto. É dirigido por Steven Spielberg e foi produzido em 1993.
Um ótimo filme é "O Pianista", Uma triste história de Wladyslaw Szpilman que serviu como base para o longa-metragem de 2002 dirigido por Roman Polanski. O enredo conta a experiência de Szpilman como sobrevivente da perseguição nazista.
Já o filme "Zuzu Angel" é a obra nacional de 2006, dirigida por Sérgio Rezende, que narra a vida da estilista Zuzu Angel, cujo filho foi torturado e assassinado durante esse período. Zuleika Angel Jones foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército em 1976.
Se você gosta de Charles Chaplin, vai gostar do primeiro filme falado dele lançado em 1940, "O Grande Ditador" é um clássico eterno para compreender Adolf Hitler e Benito Mussolini. A comédia satiriza os tiranos do nazismo e do fascismo.
Uma outra boa pedida é o filme nacional "Olga", lançado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim. O Estado Novo aparece com força na trama, que é inspirada na biografia da alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes, casada com o militar comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.
Por fim, outro filme brasileiro "O Que É Isso, Companheiro?", produzido em 1997 e dirigido por Bruno Barreto. Teve seu roteiro baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. O enredo apresenta aspectos da ditadura militar, especialmente sobre as guerrilhas, quando conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional.
Comentários
Postar um comentário