Por: Fernanda Reis (leia texto completo em sua dissertação de mestrado clicando no título “A FESTA DO EXCELSO PADROEIRO DA CIDADE DAS PALMEIRAS”: O CULTO A SÃO BARTOLOMEU EM MARAGOGIPE (1851-1943) )
Coronel Antônio Felipe de MeloA causa de nosso atraso repetimos, - são as estradas... se o cofre da municipalidade não se acha em condições de empreender tais consertos, deve recorrer a um empréstimo provincial. A presidência não se negará a tal empréstimo, visto sua applicação ser em proveito do engrandecimento da província. (CORONEL Antonio Felipe de Melo. O Prélio, Maragogipe, BA, Ano 1, n. 16, 29 ago. 1920. Não paginado. (redator-chefe e proprietário: Getulio Tourinho)
A citação de 1920 demonstra que a elite de Maragogipe entendia como necessária a construção de estradas como uma etapa indispensável para o progresso da cidade. Apesar dessa idéia ganhar impulso a partir da década de 1850, é evidente que esse avanço demorou para se constituir numa realidade como Maragogipe. Nesse sentido, localizamos quem foi o responsável por essa empreitada:
Uma bella idéaO cel. Alexandre Alves Peixoto, recentemente empossado no cargo de Intendente de Maragogipe allimenta a louvabillíssima idéia de construir uma estrada de rodagem de Maragogipe á Conceição do Almeida, passando por Piedade, São Felipe, e Mombaça, com ramaes para Sapé e Palmeira. A empreza é de fôlego, e a sua realização vai custar grande soma de sacrifícios, de energia, de tenacidade, de boa vontade e de dinheiro. É pensamento do Cel. Peixoto realisar esta obra relativamente gigantesca. (UMA BELLA idéa. O Prélio. Maragogipe, BA, Ano 1, n. 16, 10 out. 1920. Não paginado.)
Abaixo seguem algumas imagens da construção da estrada de rodagem de Maragogipe a São Felipe. Podemos notar a grandiosidade das obras, a quantidade de pessoas trabalhando. Vemos imagens de aterros e construção de pontes sobre um rio.
Clique para aumentar |
Conforme indica o título no topo da página do material em que foi obtida a foto: Município de Maragogipe: outros aspectos apanhados dos trabalhos da estrada de rodagem da cidade de Maragogipe a São Felipe, em construção na profícua administração do Coronel Alexandre Alves Peixoto, laborioso Prefeito Municipal. Lê-se nas legendas, por linha: “Um trecho da estrada de rodagem, vendo-se um grande aterro”; “Vista de uma ponte em construção, de alvenaria, sobre o rio Sinunga, da estrada de rodagem”; “Vista de uma outra ponte em construção de alvenaria, vendo-se um grande aterro da estrada de rodagem”; “Outro aspecto dos trabalhos da estrada de rodagem, desbancando a terra para aterrar”. Fonte: ÁLBUM DA BAHIA, [S.l.]: Edição Folgueira, 1930, p. 421.
Percebemos a presença do Intendente Alexandre Alves Peixoto, na fiscalização da construção da estrada. Afinal, foi o responsável por tal empreitada e era o maior interessado em que tudo terminasse bem. Provavelmente, sabia a credibilidade que isso daria à sua administração.
Conforme indica o título no topo da página do material em que foi obtida a foto: Município de Maragogipe: outros aspectos apanhados dos trabalhos da estrada de rodagem da cidade de Maragogipe a São Felipe, em construção na profícua administração do Coronel Alexandre Alves Peixoto, laborioso Prefeito Municipal. Lê-se nas legendas, por linha: “Vista de um trecho da Estrada de Rodagem, vendo-se, ao centro, o Coronel Alexandre Alves Peixoto, inspeccionando a obra, ladeado pelo engenheiro constructor e pelo secretário da Prefeitura”; Outro trecho da estrada de rodagem, vendo-se o Coronel Alexandre Alves Peixoto, Prefeito Municipal, em serviço de inspecção”. Fonte: ÁLBUM DA BAHIA, [S.l.]: Edição Folgueira, 1930, p.420.
Add caption |
A melhoria do sistema de comunicação fez as notícias circularem mais rápido, rompendo o isolamento e a apatia em que viviam as cidades. E em Maragogipe, podemos considerar que o maior responsável por isso foi o intendente Alexandre Alves Peixoto.
Sobre o intendente Alexandre Alves Peixoto, sabemos que foi considerado por muitos como um grande empreendedor, iniciando trabalhos de abertura de estradas enfim, facilitou o acesso, tanto de mercadorias, quanto de pessoas, o que provocou uma outra dinâmica na cidade de Maragogipe, já que, até então, esses contatos só se davam via marítima. Devido a esse feito, ficou bastante respeitado na localidade, inclusive teve o seu nome intitulado em um mercado público municipal, imortalizando aí a sua imagem na cidade.
Conforme indica a página do material em que foi obtida a foto, trata-se: Município de Maragogipe e seu Governo Municipal. Lê-se na legenda: “Coronel Alexandre Alves Peixoto, honrado Prefeito Municipal de Maragogipe, o restaurador das finanças minicipaes. Prestigioso chefe político do mesmo município e director das obras da estrada de rodagem de Maragogipe a São Felipe”. Fonte: ÁLBUM DA BAHIA, [S.l.]: Edição Folgueira, 1930, p. 418.
Essa fotografia complementa o que a citação acima já nos demonstra. Fica bem evidente a postura do intendente de Maragogipe: um homem altivo, perspicaz, audacioso e muito imponente. Residia em Maragogipe, numa casa que se localiza no centro da cidade, bem próximo à Câmara de vereadores. A quantidade de portas e janelas, nos deu a impressão de que era de fato a casa de um homem público, e que transmitia a idéia de acesso, disponibilidade, talvez. Como podemos ver na fotografia que segue:
Residência do coronel Alexandre Alves Peixoto,
abastado negociante e capitalista na cidade de Maragogipe.
Fonte: ÁLBUM DA BAHIA, [S.l.]: Edição Folgueira, 1930, p. 418.
Por: Fernanda Reis (leia texto completo em sua dissertação de mestrado clicando no título “A FESTA DO EXCELSO PADROEIRO DA CIDADE DAS PALMEIRAS”: O CULTO A SÃO BARTOLOMEU EM MARAGOGIPE (1851-1943) )
Comentários
Postar um comentário