Obs.: Este blog é adepto da grafia Maragogipe com o grafema G, mas neste texto, preservamos o uso da escrita de Maragojipe com o grafema J defendida pelo autor. Uma Breve História de Maragojipe Por Osvaldo Sá A origem do município de Maragojipe, como a de tantos outros municípios do Recôncavo Baiano, remonta ao período do Brasil Colonial, durante o ciclo da cana-de-açúcar. Conta a tradição popular que a origem do município deveu-se à existência de uma tribo indígena denominada “Marag-gyp”, que se estabeleceu em meados do século XVI às margens do Rio Paraguaçu. Destemidos e inteligentes, mas adversos à vida nômade, esses indígenas dedicavam-se ao cultivo do solo, à pesca e a caça de subsistência, manejando com maestria o arco e flecha e também o tarayra (espécie de machado pesado feito de pau-ferro), com o qual eram capazes de decepar de um só golpe a cabeça do inimigo. Osvaldo Sá, 1952 - Aos 44 ano Segundo a tradição da tribo, os mais velhos contavam que suas pri...
O Blog História de Maragogipe tem como objetivo trabalhar a história, a educação e a vida humana e natural em todos os sentidos.
Zé, essa foto não é das Palmeiras e sim do Porto Grande, com igreja do saboeiro ao fundo no alto À esquerda e logo na beira da maré a Coelba.
ResponderExcluirBjs
Cris Medina
A foto com os ônibus são da Rua São Bartolomeu, onde hoje está a panificadora de Rose e Paulo e essa casa com pessoas na porta é a de D. Bela de Galrão.
ResponderExcluirMuito Obrigado Cris Medina por esclarecer, ninguém é perfeito. Estaremos divulgando mais fotos que já encontramos em Breve.
ResponderExcluirBjsss