Cachoeira está fazendo em 2010, 173 anos de existência, vamos contar um pouco da história dessa cidade, nossa vizinha e irmã.
![]() |
(Foto Câmara de Cachoeira: Autor Desconhecido) |
Cachoeira nasceu às margens do Rio Paraguaçu, no século XVI, quando os engenhos de cana de açucar começaram a ser instalados na região do Recôncavo. Antes da colonização, era habitada por tribos indígenas. Seu desenvolvimento teve início a partir da primeira metade do século XVII. Esta evolução está vinculada aos colonizadores Paulo Dias Adorno e Rodrigues Martins, donos da terra em que fora assentada a povoação que deu origem a cidade. O entorno da atual capela de Nossa Senhora d´Ajuda, construída no engenho da família Adorno, sob invocação de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Com a expansão da economia açucareira e da atividade comercial, a vila prosperou principalmente nos séculos XVII e XVIII, quando se construíram belas casas, igrejas e conventos, valiosas peças da arquitetura da influência barroca.
Graças à sua localização privilegiada, na fronteira entre as regiões do Recôncavo e Sertão, atingiu expressiva prosperidade. Para ela, convergiam duas importantes vias: A Estrada Real do Gado, que atingia a zona de criação de gado e as barrancas do rio São Francisco, e a estrada das Minas, partindo da vizinha São Félix se dirigiam à Chapada Diamantina, Minas e Goiás. Como ponto de transbordo das vias fluvial e terrestre transformou-se em empório de uma vasta região. Durante o século XVIII, experimentou grande desenvolvimento, quando era alto o preço do açucar e abundante o ouro do Rio de Contas.
Já consolidada como vila de maior importância da Província, Cachoeira projetou-se também na história política do Brasil, pelas lutas de Independência da Bahia, em 1822. Antes da consolidação da Independência da Bahia, o povo da vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu, levantou-se território livre do Portugal, aclamando Dom Pedro, Príncipe Perpétuo Regente do Brasil.
Em 13 de março de 1837, por meio de decreto provincial, Cachoeira foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira - Lei Nº 43, assinada pelo então presidente da Província da Bahia, Francisco de Souza Paraíso. Pelo seu conjunto arquitetônico e paisagístico, recebeu o título de Monumento Nacional, através do Decreto Presidencial Nº 68.045 de 18 de Janeiro de 1971.
Texto retirado de panfleto do Aniversário de Cachoeira em 2010
Texto retirado de panfleto do Aniversário de Cachoeira em 2010
Comentários
Postar um comentário