
Esta realidade aplicada à nossa sociedade gera em muitos casos, pouca reflexão o que ocasiona uma certa manipulação da pessoa que teve a intenção de escrever sobre aquela que está lendo. O estudo de história nos remete à uma solução para resolução dese problema e a Coleção Estudos de História, da FTD trouxe-nos um guia muito importante que orienta, sobretudo, os alunos na hora da interpretação.
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A leitura está presente em nossa vida de diferentes modos, porque lemos com diversos propósitos: lazer, informação, pesquisa, estudo etc. A nossa maneira de ler, contudo, dependerá do nosso objetivo.
Aqui vão algumas dicas para você aproveitar bem a sua leitura com a finalidade de estudo.
- A primeira leitura - O objetivo é reconhecer o tipo e o tema do texto e o autor. Serve também para levantar as dificuldades relativas à compreensão do vocabulário, dos fatos e dos conceitos apresentados. Ao fazê-la, recorra a um dicionário e pesquise o que for necessário para esclarecer todas as dúvidas. Em seguida, tente responder às seguintes perguntas: Que tipo de texto é este? Quem é o autor? Qual é o assunto do texto? O título tem relação direta com o tema?
- A segunda leitura - É indicada na identificação de ideias e informações contidas no texto. Uma leitura atenta permitirá que você encontre tanto a ideia central do texto quanto a ideia principal e as secundárias de cada paragrafo. É hora também de perceber a forma e a sequência com que as informações são apresentadas. Perguntas que você deve fazer: Qual é o objetivo do autor? Ele levanta algum problema a ser investigado? O que é descrito ou narrado? O que é anterior, simultâneo ou posterior a um fato apresentado? Que relações de causalidade se podem perceber? Como o texto pode ser dividido? Há etapas ou tipos de algum fenômeno social? Quais os conceitos apresentados? Quais as palavras-chave do texto? Qual a conclusão? O autor defende alguma linha de pensamento? Feito isso, você pode reconstruir a linha de raciocínio do autor.
- A terceira leitura - Deve levá-lo a tomar uma posição crítica em relação ao texto. Ele tem argumentos sólidos? É superficial ou profundo? Há uma lógica na apresentação das ideias e das informações? O que você considerou digno de mérito? Faltou alguma informação? O texto lhe suscitou alguma dúvida? O que você aprendeu? Você gosta do texto? Por quê?
- As anotações - Podem ser feitas durante as leituras e servem para você se lembrar do conteúdo do texto e para ajudá-lo a organizar o seu trabalho de interpretação. Nem sempre você poderá marcar o texto; por isso, tenha sempre à mão papel para um rascunho. Depois você poderá passar suas anotações a limpo, no caderno ou no seu arquivo de computador.
Seguindo essas etapas de leitura para estudo, você terá condições de conhecer detalhadamente o conteúdo lido e poderá empregá-lo com segurança e crítica na elaboração de seus próprios textos. Mas nada impede você de retomar o texto, fazendo novas leituras. Afinal, quando relemos um texto depois de algum tempo, sempre descobrimos algo novo nele.
DO BLOG: Vale ressaltar que você não é obrigado a responder todas essas perguntas esboçadas nestas orientações, até porque o texto que você está lendo pode ser o primeiro de uma série de mesmo tema. Sendo assim, por exemplo, você pode não ser capaz de responder a questão: Faltou alguma informação? Pois você poderá não conhecer outras opiniões sobre o referido tema.
É necessário cuidados na execução da leitura, principalmente de textos históricos, pois ao identificar o autor, lembre-se sempre que ele tem interesses e que esses são comuns a todos. Pergunte-se sempre: Porque ele escreveu este texto? Quais as características da época? Quem ele estava representando? Quais eram os interesses de seu grupo de pertencimento? Etc..
Lembre-se: O historiador trabalha com investigação. Aprofunde-se e terás sucesso.
FICHA TÉCNICA DO LIVRO: Estudos de História - Três volumesCód FTD: 11637562
Disciplina: História
Nível: Ensino Médio
ISBN: 978853227166-2
Formato: 20,0 cm largura X 27,0 cm altura
Peso: 0,64500 Páginas: 288
Autor(es): Helena Guimaraes Campos, Mônica Liz Miranda e Ricardo de Moura Faria
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