Pular para o conteúdo principal

Frases Históricas: Tiradentes "Dez vidas eu daria se as tivesse, para salvar as deles"

Neste dia 21 de abril, estamos iniciando a Sessão Frases Históricas do Laboratório de História e Memória. 



Hoje, dia 21 de abril, é feriado nacional em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, de alcunha conhecida por todos, como simplesmente, Tiradentes.

Ao falar em Tiradentes, a grande maioria das pessoas imaginam um homem com cabelos grandes e barba, muito assemelhado com a imagem de Jesus. Essa imagem foi construída, propositalmente, com o intuito de legitimar seu heroísmo. Construção essa que colocou o alferes nos livros de história. O debate é grande e muitos historiadores que se debruçaram sobre a história deste homem que hoje é considerado Herói Nacional. 


Histórico
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1746. Era alferes [hoje ele seria Segundo Tenente] no Regimento da Cavalaria Regular. Entusiasta, entrou para a Conjuração Mineira, e em viagem para o Rio de Janeiro foi preso em virtude da denúncia de Joaquim Silvério dos Reis.

Enquanto os demais conjurados foram degredados para a África, Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

No dia 19 de abril de 1792, os oficiais da justiça entraram na prisão com a sentença para os 29 conjurados civis e militares. Foram três anos de isolamento, bem como as inquisições e formalidades processuais e neste momento, foi a primeira vez, os conjurados estavam juntos.

Segundo historiadores, a sentença volumosa de todos os conjurados demorou 18 horas para ser escrita e sua leitura só terminou duas horas depois.

No canto, com seu confessor, o Frei Raimundo de Penaforte ouviu as seguintes palavras de Tiradentes "Se Deus me ouvisse só eu morreria e não eles". No dia seguinte todas as penas foram comutadas para degredo com uma excessão.

A Coroa Portuguesa fazia questão de enforcar um dos conspiradores para que servisse de exemplo.

Tiradentes foi o escolhido e em meio a alegria geral da multidão, só Frei Penaforte recolheu-lhe essas palavras "Dez vidas eu daria se as tivesse, para salvar as deles.

Outras frases são atribuídas a Tiradentes:

  • "Essa terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra"
  • "O papel mais arriscado, quero-o pra mim"
  • "Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la."

Comentários

Top 5 da Semana

Uma Breve História de Maragojipe, por Osvaldo Sá

Obs.: Este blog é adepto da grafia Maragogipe com o grafema G, mas neste texto, preservamos o uso da escrita de Maragojipe com o grafema J defendida pelo autor. Uma Breve História de Maragojipe Por Osvaldo Sá A origem do município de Maragojipe, como a de tantos outros municípios do Recôncavo Baiano, remonta ao período do Brasil Colonial, durante o ciclo da cana-de-açúcar. Conta a tradição popular que a origem do município deveu-se à existência de uma tribo indígena denominada “Marag-gyp”, que se estabeleceu em meados do século XVI às margens do Rio Paraguaçu. Destemidos e inteligentes, mas adversos à vida nômade, esses indígenas dedicavam-se ao cultivo do solo, à pesca e a caça de subsistência, manejando com maestria o arco e flecha e também o tarayra (espécie de machado pesado feito de pau-ferro), com o qual eram capazes de decepar de um só golpe a cabeça do inimigo. Osvaldo Sá, 1952 - Aos 44 ano Segundo a tradição da tribo, os mais velhos contavam que suas pri

Prefeitos de Maragogipe, do final do Império à Atualidade

Durante os períodos de Colônia e Império, aos presidentes da Câmaras de Vereadores atribuíam se-lhes as disposições executivas. O plenário votava a matéria e o presidente executava a proposição aprovada. Dos presidentes da Câmara de Vereadores de Maragogipe, os que exerceram por mais vezes o cargo, foram o Pe. Inácio Aniceto de Sousa e Antônio Filipe de Melo. O primeiro, no meado do século XIX, eleito deputado à Assembléia Provincial, renunciou ao mandato, porque optou pelo de Vereador à Câmara de Maragogipe, e se elegeu presidente desta. Como Presidentes do Conselho Municipal Manuel Pereira Guedes      (1871 - 1874) Artur Rodrigues Seixas       (1875 - 1878) Antonio Filipe de Melo      (1879 - 1882) Dr. João Câncio de Alcântara (1883 - 1886) Silvano da Costa Pestana   (1887-1890) Com a República, cindiu-se o poder, adotando a corporação o nome de Conselho, e o executivo o de Intendente. Com este nome, em Maragogipe, ocuparam o poder executivo, em ordem cronológica: Com Intendentes Eng

A Pirâmide Invertida - historiografia africana feita por africanos (Carlos Lopes)

Neste momento, você terá a oportunidade de ler um pouco do fichamento do texto de Carlos Lopes "A Pirâmide Invertida - historiografia africana feita por africanos. Na introdução Carlos Lopes tenta traçar uma “ apresentação crítica dos argumentos avançados pelos três grandes momentos de interpretação histórica da África ” (LOPES; 1995). Para ele a historiografia deste continente tem sido “ dominada por uma interpretação simplista e reducionista ”, mas antes do autor começar a falar sobre estes momentos, ele demonstra um paralelo da historiografia africana com um momento “ em que os historiadores estão cada vez mais próximos do poder ”, e afirma que estes historiadores são todos de uma mesma escola historiográfica que proclama “ a necessidade de uma reivindicação identitária ”, citando como exemplos “ de uma interdependência entre a História e o domínio político ” “Inferioridade Africana” É através do paradigma de Hegel - o "fardo" do homem branco -, que o ocidente conhec

Seção "Grandes Mestres das Bandas": Heráclito Paraguassu Guerreiro

Heráclito Paraguassu Guerreiro nasceu na cidade de Maragogipe-BA, em 13 de março de 1877 e faleceu na mesma em 18 de maio de 1950, filho do senhor João Primo Guerreiro. Com 12 anos de idade, entrou na escola de música da Filarmônica Terpsícore Popular de Maragogipe em que discretamente começou a aprender a arte musical contrariando a vontade de seus pais. A caixa foi o seu primeiro instrumento depois de um ano. Em 1895 fundou, aos 18 anos o grupo “Harpa Mariana” a qual foi regente. Autodidata, mas com potencial espetacular, Heráclito destaca-se mais e mais quando inicia as suas composições. Em 10 de setembro de 1910, quando agravou o estado de saúde do senhor Theodoro Borges da Silva que foi um dos fundadores, primeiro e atual regente da Terpsícore na época, foi concedida a Heráclito a posse da regência, tendo ele fundido o grupo “Harpa Mariana” a Terpsícore, criando então nova fase com progresso para a filarmônica que regeu por quase 40 anos. Suas composições são indiscutivelmente exí

Sátira das Profissões, um documento egípcio que valoriza o escriba

Este é um trabalho de Pesquisa do Documento "Sátira das Profissões" escrito egípcios que contém incômodos existentes em cada tipo de trabalho, assim como a valorização do Escriba enquanto profissional. A leitura deste documento demonstra que a atividade intelectual era valorizada no Egito Antigo, muito diferente das atividades braçais que são classificadas de maneira grosseira pelo escritor do documento. O tema é curioso. É a história de um pai Khéti que conduz o filho adolescente Pépi para a escola de escribas da Corte por ser, segundo ele, a mais importante das profissões e durante a viagem da barca resolve comparar vários ofícios. Figura retirada do jogo Faraó, feito pela Sierra e sob licença da VU Games. Quais são as profissões do texto? As profissões descritas no texto são Ferreiro, Marceneiro, Joalheiro, Barbeiro, Colhedor de Papiro ou de Junco (que na verdade ele colhe o junco para daí fazer o papiro), Oleiro, Pedreiro, Carpinteiro, Hortelão, Lavrador, Tecelão, Porteir